Médicos e enfermeiros vão
à Justiça contra ‘desmonte’
de hospitais federais

Desmonte

De Daniel Brunet, em O Globo:

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio e o Conselho Federal de Enfermagem, com apoio da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, entram, hoje, com ação contra o Ministério da Saúde. Pedem que a Justiça obrigue o governo a renovar os 622 contratos – que terminam este ano – de profissionais temporários da rede federal de saúde do Rio. Quando os primeiros destes contratos deixaram de ser renovados, os médicos acusaram o ministério de iniciar um “desmonte” dos hospitais.

No meio destes contratos, estão os de 262 médicos, 164 auxiliares de enfermagem e 161 enfermeiros. Atualmente, segundo a ação, cerca de 25% dos profissionais da rede federal de saúde no Rio são temporários. Sem eles, o atendimento ficará ainda mais prejudicado.
No processo, os conselhos acusam o Ministério da Saúde de inércia: “Diante de tais circunstancias fáticas e da inércia do Ministério da Saúde em não prorrogar os contratos temporários ou apresentar qualquer justificativa minimamente plausível capaz de atender as demandas nos hospitais federais no Estado do Rio de Janeiro, resta tão somente bater as portas do Poder Judiciário, com o fim de exigir que o Requerido renove os contratos temporários dos 622 profissionais de vencerão ainda este ano de 2017”.
Uma frase do ministro Ricardo Barros é destaca na ação. Em um discurso, ele diz que (…) “Hoje discutimos também como substituir cerca de 600 profissionais que deixarão este ano os contratos temporários. Mas antes de iniciar as contratações, os hospitais devem se especializar. Haverá remanejamento de pessoas e assim que tivermos esse novo plano iniciaremos as contratações”.
Em seguida, os autores da ação afirmam que o governo federal “acaba por vulnerar o direito da população de acesso a saúde!”.
A Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que vistoriou os hospitais federais no Rio e participa da ação, é formada por Jandira Feghali, Chico D’Angelo, Hugo Leal, Celso Pansera e Rosangela Gomes. (Foto: Gabriel de Paiva/O Globo)

Advertisement
Advertisement