Por que não mudar…

… os feriados religiosos, especialmente os municipais? Sei que o assunto é delicado e poucos políticos querem desagradar religiosos e eleitores que querem a folga, mas não posso deixar de emitir minha opinião. Proponho que os feriados municipais religiosos (católicos), sejam mudados para o domingo anterior aos dias atuais previstos. Assim, por exemplo,

o Dia de Nossa Senhora da Glória, Padroeira de Maringá, seria comemorado, este ano, no dia 13, ou se quisermos que seja num dia útil, que fosse no sábado anterior, que é um dia normal de trabalho para muitos e sagrado para os adventistas no sétimo dia.
Penso que não tem sentido um feriado religioso, para quem não é da religião. Dar folga para um evangélico, espírita, ateu, e até para boa parte dos católicos, sob o pretexto de ‘guardar o dia santo’, já não faz sentido. A Igreja concordaria? Penso que não teria motivos para não, se bem dialogada. Que vereador teria coragem de abrir a discussão? Quem sabe uma audiência pública, fosse o caminho para consultar. Uma consulta pela internet. Se eu fosse vereador o faria. E se fosse deputado federal ou senador faria o mesmo para os feriados nacionais, religiosos, com exceto, Sexta-feira Santa e Natal. Sobre o tema encontrei opiniões aqui e aqui.
Mas os feriados são importantes para o turismo e descanso dos trabalhadores, dirão muitos. Então que se crie feriados turísticos, mas o pretexto de religioso, e só para comemoração da Igreja Católica, penso que não tem mais sentido.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement