O que é bom dia?

O que é bom dia?
Bom dia é um cumprimento, uma saudação, um gesto de educação e civilidade empregado no primeiro encontro das pessoas após o momento que acorda, no período da manhã. Vejam aqui e aqui.

Mas o que significa um ‘bom dia’ dito na Câmara Municipal de Maringá, sem estar dirigido a ninguém? Ou um bom dia dito sem olhar para a pessoa a quem, teoricamente, se está cumprimentando? Para mim, nada, ou quase nada. Pode indicar timidez, ou soberba e falta de educação. Não sei ao certo. Insisto que para cumprir o art. 134 do Regimento Interno da Câmara, antes de qualquer fala no pequeno ou no grande expediente, o vereador deve começar se dirigindo ao Presidente, aos colegas, ao público presente, aos servidores e assessores, e aos que assistem pela TV Câmara, com um bom dia, ou dizendo, por exemplo: ‘minha saudação a todos’. É assim que interpreto esta redação: Art. 134. O uso da palavra será regulado pelas seguintes normas: I – o orador deverá falar da tribuna, a menos que o Presidente permita o contrário; II – salvo o Presidente, o Vereador falará em pé; quando impossibilitado, poderá obter permissão para falar sentado; III – ao falar em plenário, o orador deverá ocupar o microfone, dirigindo-se sempre ao Presidente ou à Câmara voltado para a Mesa, exceto quando receber aparte; IV – dirigindo-se ou referindo-se a colega Vereador, dar-lhe-á o tratamento de “senhor(a)”, “vereador(a)”, “excelência”, “nobre colega” ou “nobre vereador(a).
PS: Por favor, se estiver errado, me corrijam.
Akino Maringá, colaborador

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

4 pitacos em “O que é bom dia?

  1. Fora da sua concepção política, “BOM DIA” é um feliz nome escolhido por uma Rede de Supermercados, que vem atendendo com atenção, respeito e preços convidativos e que tem um “mascote caipira” cativante.

  2. É verdade os servidores da Semusp, não tem educação, deveria trabalhar em corte de cana de açúcar, porque lá não precisa ficar conversando com pessoas o facão é o comando!!!

  3. PARA GANHAR AS ELEIÇÕES FAZEM DE TUDO. E PIOR, O ELEITOR ACREDITA E VOTA. DEVERIA SIM PARA TER QUALQUER POLÍTICO CONCURSOS QUE PUDESSE AVALIAR CADA UM. MAS NO BRASIL O QUE VALE É O POPULISMO ,A MENTIRA E A GANÂNCIA PELO PODER. ENQUANTO VOTARMOS NESTES FALSOS POLÍTICOS ESTAREMOS SEMPRE NAS GARRAS DELES. VAMOS VOTAR EM CANDIDATOS NOVOS, QUE NUNCA PARTICIPARAM DE PLEITOS ELEITORAIS. VAMOS TENTAR A MUDANÇA. CASO CONTRÁRIO VAMOS PARAR DE RECLAMAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>