Medicina preventiva é tema
de palestra na FAS de Curitiba

Batista

O médico e deputado estadual Dr. Batista proferiu recentemente palestra sobre medicina preventiva para um grupo de aproximadamente 130 pessoas atendidas pela Fundação de Assistência Social de Curitiba, presidida por Larissa Tissot.

O evento, realizado no auditório do Museu Oscar Niemeyer, reuniu principalmente mulheres que participam dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, ofertados nos centros de referência da assistência social.
Dr. Batista deu dicas de alimentação saudável e falou da importância de se fazer exercícios. “Para viver muito mais é preciso ter saúde e, para isso, o segredo está em comer verduras e legumes, se exercitar e tomar bastante água, principalmente logo ao se levantar”, resumiu.
De forma didática e extrovertida, o médico ressaltou que a saúde é reflexo de uma boa alimentação e destacou a necessidade de se evitar frituras, gorduras e conservas. “Esses são os alimentos que mais causam câncer”, disse. Ele falou ainda da importância de se manter a higiene do corpo, o que também contribui para a prevenção da saúde, e de se evitar a automedicação.
“Nunca assisti a uma palestra tão maravilhosa. Foi muito explicativa”, disse Aparecida Machado, que mora no Novo Mundo. A amiga Márcia da Silva também elogiou a forma divertida usada pelo médico para passar as informações à população.
Regina Mueller Castro, da Regional Cajuru, saiu da palestra dizendo que iria aplicar as dicas que recebeu durante a palestra. Entre elas o uso do sabão feito em casa como antisséptico. “Minha mãe usava quando eu era criança. Vou aprender e fazer meu próprio sabão”, contou. Maria Catarina, que também mora na Regional Cajuru, gostou mais das dicas de alimentação.
O superintendente executivo da FAS, Paulo Henrique Horácio, pretende levar a palestra para todas as regionais da cidade, para que mais pessoas tenham acesso às informações.
Manoel Batista exerce a profissão há 30 anos e é especialista em cirurgia do aparelho digestivo. Com o objetivo de contribuir para a prevenção da saúde das pessoas, faz palestras em colégios, empresas e igrejas.

Advertisement
Advertisement