Morre ex-senador

Hamilton

Foi cremado na última sexta-feira, em Almirante Tamandaré, o corpo do engenheiro Hamilton Vilela de Magalhães, ex-deputado federal e ex-senador pelo Paraná, que faleceu em Curitiba na manhã do mesmo dia, aos 82 anos de idade.

Nascido em Santo Antonio da Platina, ele exerceu diversos cargos públicos ao longo de sua vida; o primeiro deles foi de engenheiro-chefe do 14º Distrito Rodoviário de Paranavaí, entre 1962 e 1966. Foi primeiro suplente pela Arena na eleição para deputado federal em 66, assumindo um ano depois, reelegendo-se em 1969.
Em novembro de 1970 elegeu-se suplente do senador João de Matos Leão; exerceu a direção do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná de 1974 até maio de 1978, quando assumiu o mandato no Senado em substituição ao titular, apenas oito meses antes do término da legislatura. No Senado, propôs que o governo fornecesse subsídios para os produtores de alimentos a fim de reduzir o custo de vida e diminuir as tensões sociais.
No pleito de novembro de 1978 elegeu-se novamente deputado federal. Em 1982 foi candidato ao Senado pelo PTB, mas não se elegeu. Dedicou-se à profissão de engenheiro e à agricultura, fixando residência na década de 90 em Curitiba, passando a atual no ramo editorial.

Advertisement
Advertisement