“O velho e alguns escritos”

Livro

O velho e mais 22 poesias dão forma ao livro O velho e alguns escritos, do jornalista e poeta Zeca Corrêa Leite, que será lançado na próxima quarta-feira na Livraria da Vila, no Pátio Batel, em Curitiba, das 19 horas às 21h30.

O título da obra evidencia o poema de abertura que ocupa 31 das 102 páginas do volume. É a narrativa de um homem em idade avançada que caminha para dentro de si, trazendo à tona certezas e fragilidades.
A princípio aparentemente ranzinza e insensível (“não quero que venham sentar-se à mesa para me fazer companhia”), este acaba se revelando o oposto, à medida que se desnuda nas confissões. Não é uma tarefa fácil: contradições, lirismo e fantasia misturam-se em sua personalidade.

Zeca C. Leite

No livro o autor explica ter escrito O velho para o ator Emilio Pitta, que certa vez lhe pedira alguns textos, mas não foi atendido. Porém, anos depois a convite da atriz Silvanah Santos, produziu um conjunto de poemas que deram origem ao monólogo Quinhentas vozes, peça premiada em seis categorias com o Troféu Gralha Azul.
Para saldar a dívida com Pitta, dedicou-se à criação de um único e longo poema, feito na mesma época em que produzia os textos para Silvanah.
O velho e alguns escritos traz ilustrações de Heliana Grudzien e apresentação do jornalista José Carlos Fernandes, que diz: “Tomara a palavra ‘noturno’ sirva para definir a atmosfera dessa soma de versos”. Para Fernandes as páginas do livro refletem antes de tudo seu autor.
Paralelamente ao jornalismo, Zeca Corrêa Leite sempre atuou na área literária. À época de estudante, publicou Asilo de surdos, com Kako Machado, Edgar Yamagami e Paulo Venturelli; participou das antologias Sala 17, Rei magros, Feiticeiro inventor, Nova antologia brasileira. Trabalhos solos:Domingo José vai à festa, Quinhentas Vozes, Lendas das águas. Compôs letras que foram musicadas e gravadas por José Oliva.
A edição de O velho e alguns escritos contou com a chancela do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura/Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, incentivo cultural do Grupo Positivo e apoio do escritório Cultural Office.

Advertisement
Advertisement