Emater apresenta resultado da campanha ‘Plante seu futuro’

encontro graos

Produtores rurais de mais de 18 municípios da região se reuniram na manhã de hoje no Encontro Regional de Produtores de Grãos para apresentar resultados da campanha “Plante seu Futuro”. O evento ocorreu no parque de exposições de Maringá, como parte da programação da Expoingá.

A campanha “Plante seu Futuro” tem por objetivo promover o uso de boas práticas na agricultura. Iniciado em 2014, o projeto abrange mais de cinco mil produtores em todo o Estado do Paraná, sendo em torno de 120 na região de Maringá. A técnica consiste em trabalhar o controle de pragas de forma mais sustentável, reduzindo a quantidade de água e de aplicação de agrotóxicos na lavoura.
O resultado do manejo de pragas e doenças aplicado em 64 propriedades foi apresentada pelo engenheiro agrônomo da Emater Nélson Harger. Segundo ele, estudos realizados demonstram que se essa técnica fosse aplicada em todo o Paraná os produtores estariam economizando em média 60 milhões de reais por ano. “Se a gente usar a ferramenta química com mais critério, vamos usar menos agrotóxico, o que é uma economia para o agricultor. Além disso, tem a questão sustentável, o produtor vai entregar um alimento de mais qualidade para o consumidor”, explica.
João Claudemir More, de Ivatuba, adotou esta técnica em sua propriedade desde o ano passado. Ele disse que vem sentido os resultados, principalmente no bolso. “Economizei muito com inseticidas, na colheita passada precisei fazer apenas uma aplicação, isso faz muita diferença para nós que somos produtores”, comemora.
Jovem no ramo, Lucas Coleta Rafemann é estudante de agronomia e já ajuda o pai na plantação da propriedade da famíla, em Marialva. “Só no ano passado, conseguimos reduzir em 1/3 a quantidade de água que a gente utilizava na lavoura, isso é muito bom para nós, que produzimos, mas também para o meio ambiente”, destaca o estudante. (Divulgação)

Advertisement
Advertisement