O futebol resgatado

museu

Mais de 300 pessoas entre atletas, autoridades e amantes do futebol em geral participaram na última terça-feira (22/11) do lançamento da Exposição Maringá Futebol Memória, na Casa de Bamba, em Maringá.
“Além do forte apelo, por ser um resgate da história do futebol amador e profissional da cidade desde a década de 40, não havia sido feito ainda um trabalho tão abrangente”, afirma o jornalista Antonio Roberto de Paula, idealizador e curador da exposição que conta com o apoio da Viapar.

A mostra itinerante vai percorrer vários locais da cidade até junho de 2017. A programação ainda não está fechada, mas a partir de sexta-feira todo material já estará exposto na Biblioteca Central, na Avenida Horácio Raccanello Filho, 6090. E de 20 de janeiro a 18 de fevereiro, no Shopping Avenida Center. “Estamos abertos a sugestões de outros lugares. Só é preciso que tenha um bom fluxo de pessoas, segurança e um espaço que comporte a exposição”, afirma De Paula.

A exposição é uma viagem ao esporte local através dos anos, com paradas mais longas nas décadas de 1960 e 1970. Conta com fotos, textos, jornais antigos, camisas e faixas. “É uma obra aberta e outras pessoas podem participar doando materiais históricos sobre o futebol de Maringá. Tudo isso fará parte do Museu Esportivo, que por enquanto é virtual. Mas nosso sonho é ter um espaço físico”, diz o jornalista.
O site www.museuesportivo.com.br foi lançado na mostra. Também foram expostos painéis de poesias de De Paula sobre futebol, com a produção do designer Anderson Masson, e o artista plástico Tadeu dos Santos realizou uma performance durante o evento pitando uma tela tendo o futebol como tema.
Para o ano que vem, De Paula está organizando uma exposição específica para comemorar os 40 anos da conquista do título de campeão paranaense pelo Grêmio de Esportes Maringá, em 1977.
Além da Viapar, a exposição itinerante Maringá Futebol Memória tem o apoio da Rádio CBN Maringá, Prefeitura de Maringá, Câmara Municipal de Maringá, Acim, Clinisport, Unicesumar, Liga de Futsal de Maringá, Casa de Bamba e Academia de Letras de Maringá e é uma realização do Museu Esportivo, contando na organização com a equipe da TV Clipping. (Flamma)

Advertisement
Advertisement