Agropecuária: Nishimori defende melhor planejamento

Luiz Nishimori

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados discutiu esta semana a crise na suinocultura brasileira.
Segundo o deputado federal Luiz Nishimori (PR), o agronegócio é muito representativo na balança comercial, mas a crise econômica fez com que o setor de suinocultura perdesse o ponto de equilíbrio, e um dos grandes vilões foi o alto custo dos insumos, principalmente do milho.

Também foi discutido sobre o aumento de gastos com energia elétrica, mão de obra e combustíveis, sem contar a perda do poder aquisitivo do consumidor brasileiro.
Nishimori afirma que é preciso analisar bem a situação e planejar melhor as ações. “O Brasil tem que exportar, porém fica exportando um produto que talvez vá faltar. Está faltando planejamento. O setor tem que se preparar, sei que o setor é muito competente, mas temos que começar a pensar desde o plantio, à venda futura e no estoque regulador”.
O parlamentar ainda enfatizou que é preciso investir em mudanças no setor. “Precisamos investir mais nos silos e principalmente em pequenos frigoríficos, o vendedor tem que ditar o preço e têm que mudar este mercado”.
Foram convidados para a audiência pública representantes do Ministério da Agricultura, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Advertisement
Advertisement