Propaganda enganosa

O deputado Nereu Moura, líder do PMDB, denunciou ontem que o governador Beto Richa (PSDB) está falseando a verdade ao anunciar que vai reduzir em 14,3% a tarifa de energia elétrica no Paraná.
Em discurso na Assembleia Legislativa, o parlamentar lembrou que, em março de 2015, quando a tarifa foi reajustada, o governador disse que a medida era determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“Quem é que regula o preço da energia no Paraná? É o Governo do Estado? Ou é a Aneel?”, indagou. “Quando aumenta a tarifa, é o governo federal e quando diminui, aí é o governador”, disse Nereu Moura. Nos primeiros cinco anos da atual administração estadual, a energia elétrica subiu mais de 140%, “51% só em 2015”, frisou.
O deputado recordou a sessão da última quarta-feira (22), quando o líder do Governo deputado Romanelli subiu a Tribuna sugerindo que ele elogiasse a redução do valor da tarifa da energia elétrica. “O governador Beto Richa reduziu em 14,3% a tarifa, só que foi ele que aumentou em 140%. Se foi ele que reduziu, foi ele que aumentou”, atestou.
Nereu Moura destacou ainda que o governador foi a uma rede social e disse que foi pego de surpresa com a autorização da Aneel. “Agora fica fazendo cortesia com o chapéu alheio” “Se diminuir os 14,3%, ainda assim, teremos mais de 120% de aumento da tarifa”.
O governador Beto Richa, ressaltou o deputado, é especialista em aproveitar de situações para fazer média. Fica andando pelo interior para inaugurar fábricas, que não tem dinheiro público, ou para entregar cheque do Paraná Urbano, que as prefeituras terão que pagar com juro e correção monetária.
O líder do PMDB também questionou a campanha publicitária que vem sendo promovida para anunciar a redução da energia elétrica. “O governo está gastando uma fortuna para divulgar um feito que não é seu”. O deputado levou à Tribuna jornais com este tipo propaganda.
O parlamentar informou que apresentou requerimento pedindo informações a Copel sobre o salário dos diretores e conselheiros da empresa em todo o Brasil. A iniciativa acabou sendo derrubada pela maioria da bancada governista na Assembleia Legislativa. (Assessoria)

Advertisement
Advertisement