A pesca milagrosa

Luiz Carlos de Azevedo
O relato do evangelho de hoje nos apresenta o chamado dos primeiros colaboradores de Jesus. Lucas não só apresenta o chamado e a resposta, mas situa o chamado dentro de um contexto.
Vamos ver em que situação acontece este chamado.

Os pescadores trabalharam a noite toda e nada pescaram. Nenhum peixe! Isso deve ter deixado os pescadores muito frustrados, desanimados. Jesus aproveita essa situação para evangelizar, catequizar. Muitas vezes em nossa vida acontece também isso. Nossos planos fracassam, não conseguimos nada do que esperávamos conseguir. Aqueles pescadores buscavam peixes, e nós buscamos o que? O que buscamos pescar na vida? Pode acontecer que labutamos tanto tentando pescar um peixe de esperança, um peixe de amor, um peixe de paz ou tantos outros peixes de que necessitamos para saciar nossa fome. As redes voltaram vazias! Quantas vezes também nos sentimos vazios e buscamos nos preencher?
Jesus sabe de tudo. Conhece tudo. Entrou justamente no barco de Pedro. O que fez na barca? Da barca Jesus ensinou a Palavra e mandou que se afastassem um pouco para lhes provar obediência e também para saírem das margens, avançar, aprofundar mais um pouco. A ordem dada foi: “Lançai vossas redes!”. Depois de se encontrarem com Jesus e de ouvirem Sua Palavra, restava-lhes a obediência. Pedro expressa a frustração, mas obedece. E conseguiram tantos peixes!!! Mais do que antes imaginavam ou esperavam pescar! A escuta da Palavra e a obediência os levaram ao fundo e lá encontraram os peixes que antes não tinham encontrado. Só com Jesus conseguimos pescar os peixes que necessitamos. Pela obediência à Sua Palavra somos preenchidos de alegria. Imaginem a alegria de Pedro e seus companheiros com tal pesca. Tanto que Pedro agora encontrou algo maior que os peixes que o preencheu por completo e não quer mais perde-Lo. Deixou tudo e foi atrás de Jesus. Ele sabia que com Jesus jamais lhe faltaria tais peixes!
O seguimento é sempre fruto de uma experiência profunda com Jesus!
Esta foi a experiência de Pedro. Qual será a sua?
_____________
(*) Padre Luiz Carlos de Azevedo
Paróquia São Francisco de Assis – Maringá

Advertisement
Advertisement