Começa colheita de soja na região

Um pequeno produtor de soja de Floresta, município vizinho a Maringá, deu início à colheita da safra 2013/14, na região. Ontem Rogério Marques da Silva, dono de 12 hectares, colocou sua colheitadeira em operação, fato que chamou a atenção de outros produtores e até da Cocamar, para onde a produção está sendo levada. O gerente da unidade local da cooperativa, Frederico João Altrão, lembra que a maior parte dos produtores de Floresta mantém a tradição de semear mais cedo, “mas não é comum se ver uma colheita apenas poucos dias após o Ano Novo”. Silva, no entanto, não é o único: ainda esta semana, se não chover, mais um agricultor deve iniciar os trabalhos e há outro fazendo planos para a semana que vem. Altrão informa que por conta da estiagem de cerca de 30 dias ocorrida entre novembro e dezembro, algumas lavouras semeadas mais cedo devem apresentar redução de produtividade. “As primeiras colheitas vão indicar de quanto poderá ser essa possível quebra”, acrescentou.
Na região da Cocamar, a soja começa a ser colhida geralmente no final de janeiro e o serviço se intensifica em fevereiro. Mesmo com o clima relativamente seco nos dois últimos meses, fato que se somou a altas temperaturas, o panorama geral ainda é considerado razoável pela cooperativa, conforme cita o engenheiro agrônomo Emerson Nunes, coordenador de culturas perenes. Ele explica que, por conta dos efeitos climáticos, foi revisada a estimativa inicial de produtividade de 3.300 quilos por hectare, para pouco mais de 3.100. Mas avisa: ainda é muito cedo para fazer qualquer prognóstico a respeito de uma eventual redução, uma vez que as chuvas recentes foram intensas e devem contribuir para que as lavouras recuperem parte do potencial perdido.
Os produtores estão confiantes. “Minha lavoura deve produzir bem”, comenta Marco Bruschi Neto que, com o irmão Luiz, cultiva cerca de 600 hectares de soja em Maringá e outros municípios. Embora dizendo que já estava preocupado em razão do clima seco e o calor forte, acredita que a soja “vai sentir um pouco” mas ficou contente o retorno das chuvas. (Flamma)

Advertisement
Advertisement